Rota em 2017

No seguimento da atividade Rota dos 20, o Programa Eco-Escolas lança este ano letivo 2016-17, um novo desafio às suas escolas que queiram continuar a ter uma participação ativa na área da mobilidade sustentável.

O desafio da ROTA EM 2017 consiste em assinalar na plataforma SIG da Rota da mobilidade (http://sig.ecoescolas.abae.pt) as sugestões de melhoria ao nível da mobilidade do município , quer já as anteriormente apresentadas ao município durante a passagem da Rota dos 20, quer novas propostas que sejam identificadas no decorrer de novas atividades.

A iniciativa “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE | Programa Eco-Escolas, integra-se no tema mobilidade sustentável  e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, encarregados de educação, assistentes e auxiliares, na deteção de problemáticas na mobilidade em redor do edifício da escola e em todo o restante concelho. Pretende-se com a iniciativa que a população seja mais interventiva na comunidade local, e que seja estabelecido contacto mais direto com o município.

Metodologia

A – Propõe-se que sejam observadas as condições de mobilidade em torno do recinto da escola, dando especial atenção às questões de segurança, tentando analisar quais as alternativas possíveis para cada local. Recomenda-se a utilização do inquérito disponibilizado pela ABAE | Eco-Escolas ou outro, adaptado pelo professor.

B – Para inserir as ocorrências, e as devias propostas, o coordenador Eco-Escolas deverá entrar na plataforma SIG, fazer login com as credenciais que habitualmente usa na plataforma Eco-Escolas e:
– Georeferenciar, indicando no mapa o local da ocorrência
– Colocar uma fotografia da situação, evidenciando a falta ou melhoria necessária
– Descrever a ocorrência e apresentar sugestões concretas ao município
Salienta-se que o município irá receber a informação da ocorrência por email, pelo que a identificação dos problemas e a apresentação das sugestões concisas e diretas é de extrema importância.

C – Publicação de notícia nos media (blog, página Jovens Repórteres para o Ambiente, jornal da escola, Facebok, ou outros) sobre a atividade de análise, metodologia, resultados e propostas apresentadas ao município.

Submissão a concurso

Quem pode participar
Eco-Escolas de todos os graus de ensino.

Prazos
O prazo limite para envio dos trabalhos será 15 de junho.

Critérios de avaliação
– Qualidade da informação contida na ocorrência/proposta de melhoria
– Qualidade da informação contida na notícia e forma de divulgação

Prémios
Será sorteada uma bicicleta para uma das escolas com registos na plataforma.