1ºCiclo de Azurva | 10 de novembro de 2015
Propomos que as ruas e passeios à volta da escola tenham uma intervenção urgente, porque as raízes das árvores levantaram as pedras da calçada e o pavimento da estrada, não dando segurança aos peões e impossibilidade à circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
A escola compromete-se a ser uma “Eco-Escola” eco-asseada.
Colégio D. José I | 11 de novembro de 2015
A nossa proposta é a construção de uma ciclovia na freguesia de Santa Joana, para que todos possamos deslocar-nos em segurança, privilegiando a promoção da atividade física e contribuindo para aumentar a qualidade do ar.
Comprometemo-nos em incentivar a comunidade educativa a utilizar a bicicleta regularmente e a manter em bom estado de conservação a ciclovia.
“Para a escola vou pedalar e com energia vou estudar!”
Centro Educativo do Solposto | 13 de novembro de 2015
A proposta da nossa escola é uma intervenção eficaz no espaço exterior da mesma, que se adeqúe à faixa etária dos alunos.
Implantação de um espaço hídrico que permita recreios mais atrativos e saudáveis.
Criação de um espaço próprio para estacionamento de bicicletas.
A escola promete cumprir os sete passos do Programa Eco-Escola em ação para assim receber a bandeira verde que é a nossa missão.
Centro Educativo de São Bernardo | 16 de novembro de 2015
A proposta da nossa escola vai no sentido de sensibilizar as entidades competentes para uma intervenção urgente nos passeios exteriores, que estão completamente degradados, assim como impossibilitam a passagem de pessoas com mobilidade reduzida. Também nos comprometemos a vigiar todos aqueles que não são “Eco-Ecológicos”.
Escola Básica de Leirinhas | 17 de novembro de 2015
Propomos que sejam retomadas as carreiras de autocarro que serviam a freguesia de Aradas e que sejam reparados os passeios e caminhos, para que a mobilidade na freguesia seja mais amiga do ambiente.
Centro Escolar de Verdemilho | 17 de novembro de 2015
Propõe alertas as entidades competentes para a necessidade da conclusão dos acessos à escola de modo a:
– Continuar a estrada que se encontra sem saída.
– Construir passeios e estacionamento, colocar passadeiras e suportes para bicicletas.
Só deste modo conseguiremos maior fluidez de trânsito, proporcionando maior segurança e melhor ambiente a toda a comunidade educativa.
EB 2 São Bernardo | 18 de novembro de 2015
Propomos alertar as entidades competentes para a continuidade da existência de estradas reparadas, garantindo a segurança dos elementos da comunidade educativa.
A Escola compromete-se a dar continuidade ao comprimento dos sete passos do Programa Eco-Escolas.
EB de Areias de Vilar | 19 de novembro de 2015
A nossa proposta vai no sentido de sensibilizar as entidades competentes para uma intervenção no espaço exterior da nossa escola dada a degradas da pavimentação e o facto de as raízes das árvores causarem alguns acidentes entre as crianças.
Comprometemo-nos a tomar o nosso recreio mais bonito e atrativo e a sermos “Eco-Mosqueteiros”.
EB 1 e JI Presa | 23 de novembro de 2015
Comprometem-se a preservar o ambiente, através da separação de resíduos, horta pedagógica, limpeza e manutenção dos espaços exteriores.
Sensibilizar alunos, professores e técnicos operacionais e seus encarregados de educação a protegerem o ambiente.
EB 1 e JI de Areias | 24 de novembro de 2015
A nossa escola aceita o desafio do Projeto Eco-Escolas e pretende realizar atividades:
– Separar o lixo.
– Reduzir o ruído nas salas, refeitório e recreio.
– Reduzir os gastos de água, eletricidade e papel.
– Utilizar materiais recicláveis em construções.
– Implementar a brigada dos Eco-vigilantes.
– Cultivar uma pequena horta e jardim.
Contamos com a ajuda de todos para realizar estas atividades.
Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima | 25 de novembro de 2015
Sugere-se que a comunidade educativa utilize meios sustentáveis de mobilidade na sua deslocação para a Escola, nomeadamente a pé, em transportes públicos ou ainda de bicicleta. Deste modo, a Escola compromete-se a usar os meios possíveis para a sensibilização de todos os elementos da comunidade escolar_alunos, pais/encarregados de educação, docentes e não docentes, de modo a colocar em prática a sugestão referida. Compromete-se ainda, a solicitar à Junta de Freguesia de Esgueira a colocação de rampas e passadeiras em torno da Escola, em locais a definir.
EB 1 das Barrocas | 26 de novembro de 2015
A nossa escola pretende colaborar no Projeto Eco-Escolas pelo que se compromete a incentivar e promover na comunidade educativa atitudes cívicas essenciais para a preservação da vida, no planeta e na sua sustentabilidade.
Pretendemos assim, alterar comportamentos que visam a melhoria do desempenho ambiental de modo a criar hábitos de cidadania que permitam melhorar a qualidade devida na escola, na comunidade e no Planeta.
Escola Profissional de Aveiro | 26 de novembro de 2015
A nossa escola compromete-se a dar continuidade ao transporte dedicado, encaminhando os alunos nos seus percursos diários de ida e volta para casa usando um transporte coletivo, de modo a diminuir as emissões de gases poluentes para a atmosfera.
Centro Social Paroquial Vera Cruz – IPSS | 27 de novembro de 2015
Para o Centro Paroquial Vera Cruz, o compromisso ambiental é parte integrante da missão e valores da Instituição, pois o respeito pelo meio ambiente está presente em todas as etapas do processo educativo das nossas crianças, na consciencialização das famílias e de cada colaborador.
Cuidar do ambiente, é portanto um compromisso real directamente ligado à nossa filosofia de vida e de gestão institucional. Visando uma melhoria continua comprometemo-nos a continuar a fazer uso racional de recursos e materiais, a adotar medidas que minimizem o impacto das nossas ações sobre o meio ambiente e a promover ações de sensibilização/consciencialização ambiental e cívico junto de crianças/utentes/comunidade escolar/comunidade envolvente.
Estabelecimento de Ensino Santa Joana | 30 de novembro de 2015
Propomos uma intervenção nos passeios da cidade, no sentido de resolver os estragos causados pelas raízes das árvores, que criam lombas e levantam a calçada, dificultando e em alguns casos impedindo a mobilidade das pessoas, que por vezes são obrigadas a circular na estrada.
Também ao nível das passadeiras, sugerimos uma manutenção de modo a torná-las mais visíveis, aumentando assim a segurança dos peões e os condutores, melhorando a mobilidade do nosso município.
O nosso compromisso é continuar a cuidar do ambiente e a transmitir esses valores, reforçando-os diariamente.
Escola do 1ºCiclo da Glória | 1 de dezembro de 2015
A nossa escola compromete-se a dar continuidade ao zelo e asseio dos espaços da escola e em redor da mesma.
Compromete-se a alertar as autoridades competentes a criar um espaço mais sustentável à volta do estabelecimento, de modo a que os encarregados de educação possam deixar os seus filhos em segurança à entrada da escola.
EB João Afonso de Aveiro | 2 de dezembro de 2015
A nossa escola propõe-se alertar as autoridades competentes para que seja feita uma intervenção urgente nas passadeiras, no exterior da escola e na cidade, de forma a promover a deslocação a pé, com segurança. As raízes e a falta de pavimento desmotivam a deslocação a pé.
Sugerimos também, à Câmara Municipal de Aveiro, a criação de outdoors e/ou outro tipo de campanha para promover a deslocação a pé, na cidade.
EB de Santiago | 3 de dezembro de 2015
Nós vamos ajudar a melhorar o ambiente na nossa escola separando o lixo, não danificar as árvores e não gastar demasiada água.
Gostaríamos de vir de bicicleta para a escola se existisse uma pista para bicicletas.
Escola Secundária José Estêvão | 4 de dezembro de 2015
A nossa escola compromete-se a promover e incentivar o uso de transportes ecológicos entra a casa e a escola, nomeadamente o uso de bicicletes, os transportes públicos e a partilha de boleias, reduzindo assim os poluentes que se libertam para a atmosfera e a redução do consumo de recursos naturais não renováveis, duas medidas que contribuem para um desenvolvimento sustentável.
Escola Dr. Mário Sacramento | 9 de dezembro de 2015
Conscientes das consequências do aquecimento global, resultado, principalmente da queima de combustível fósseis usados nos meios de transportes e de que cada um tem um papel fundamental na mudança de comportamentos para um futuro mais sustentável, comprometemo-nos a:
– Fazer pequenos percursos a pé ou de bicicleta.
– Privilegiar os transportes públicos em detrimento do privado.
– Procurar partilhar boleias, sempre que a necessidade obrigue ao uso de transporte particular.