EB 2/3 de Briteiros | 21 de outubro 2015

-Incentivar/reforçar  a utilização do parque de bicicletas através da promoção de aloquetes para empréstimo
-Melhoria das condições da paragem de autocarros contígua à escola ( escola “verde” é uma escola preservada e não vandalizada)

EB do PInheiral-Taipas | 22 de outubro 2015

Criar parque de bicicletas na escola.

Escola Básica das Taipas  | 23 de outubro 2015

Numa Eco-Escolas que caminha e age para a sustentabilidade, é inaceitável que ainda tenha amianto!

Escola Básica Arqueólogo M Cardoso | 26 de outubro 2015

Aproveitar a nossa bouça em substituição do pinhal que aqui existe e se tornou num perigo

Centro Escolar de Ponte | 26 outubro 2015

Arborizar a escola e criar um espaço de horta floricultura, tornando-o num espaço verdadeiro contributo para a sustentabilidade.

EB 2,3 Abel Salazar- Ronfe Guimarães | 28 de outubro 2015

Proceder  ao jardinamento  sustentável da escola e promover a partilha de automóvel entre a comunidade educativa.
Reduzir a utilização de papeis na escola.

EB1 /J.I de Agras-Gandarela | 29 de outubro 2015

-Cuidar da nossa horta biológica
-Utilizar corretamente os ecopontos
-Envolver a comunidade na recolha dos óleos usados-Projeto Oleão.

Escola Básica 2/3 Virgínia Moura | 30 de outubro 2015

Criar parque de bicicletas na escola.

Escola Básica 2/3 de Abação | 2 novembro 2015

-Criar parque de bicicletas na escola.
-Realizar campanhas de sensibilização junto da comunidade educativa sobre mobilidade sustentável.
-Criar um sistema de partilha de boleias.
-Dinamizar uma caminhada anual para toda a comunidade escolar.

Escola EB1/ J.I Roque | 3 novembro 2015

-Reduzir o consumo de energias na escola.
-Sensibilizar os alunos para partilhar esta atividade em casa.
-Envolver a comunidade na recolha dos óleos usados, tampos, pilhas, papel…

Profissional Cisave/ Acig | 3 novembro 2015

Promover (in)formação sobre estilos de vida sustentável.
-Elaboração de cartazes sobre mobilidade;
-Realização de vídeos que passou ser divulgado junto da comunidade;
-Protecção de notícias para a TV CISAVE. Meios de comunicação locais.
-Calculo da Pegada Ecológica de cada membro da comunidade escolar;
-Promoção de ações/ campanhas de sensibilização.

EB 2,3 João de Meira | 4 novembro 2015

Propostas
-Colocar sinalização luminosas nas passadeiras
-Sinalização de proximidade de escolas
Criação de faixas só para circulação de bicicletas, patins, skats
Compromisso
-Respeitar os sinais de trânsito e respeitar as passadeiras.

Agrupamento de Escolas de Gondifelos | 20 novembro 2016

-Criação de um parque de bicicletas junto à escola de modo a incentivar a comunidade educativa a deslocar-se de bicicleta
-Criação de uma paragem de autocarros, coberto perto da escola
-Construção de acesso pedonais e todo o concelho, especialmente no uso as escolas
-Incentivar a comunidade educativa a deslocar-se de modo sustentável.

Agrupamento de Escolas de Gonçalo Nunes-Barcelos | 25 novembro 2016

-Promoção da utilização dos Eco-pontos para separação de resíduos;
-Desenvolvimento da criatividade para o reaproveitamento de materiais;
-Embelezamento dos espaços interiores e exteriores tornando-os mais acolhedores e fazer  a sua manutenção e limpeza;
-Aquisição de conhecimentos sobre agricultura biológica incentivar o consumo de produtos locais;
-Diminuição do desperdício de alimentos adquirindo hábitos alimentares saudáveis;
– Aprofundamento de conhecimentos sobre as temáticas “energia” e “água”;
-Incentivo à implementação de medidas para poupança de energia e água preservando a qualidade desta;
.Realização de vistas de estudo no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade do planeta;
-Promoção do sucesso educativo através dinamismo  e qualidade da ação das escolas.

Escola Profissional Profitecla-Polo de Barcelos | 4 dezembro 2015

-Promover a separação de resíduos;
-Consciencializar para a importância da água, da redução do consumo e preservação das nascentes e cursos de água;
-Sensibilizar para a importância de poupar energia;
-Lutar pela preservação do ambiente e, consequentemente, da nossa “casa natural”;
– Fomentar junto da Comunidade Educativa atividades que sensibilizem para a importância do desporto e das caminhadas ao ar livre;
– Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e para a necessidade de alterar hábitos alimentares;
-Diminuir a pegada ecológica