A Rota Eco-Escolas – “Rota dos 20” terminou, esta manhã, com a entrega de testemunho à Câmara Municipal da Mealhada. A cerimónia contou com a presença das crianças do Jardim-de-infância da Pampilhosa, que se deslocaram de comboio, chamando a atenção para a mobilidade sustentável, e com a atriz Alda Gomes, que apadrinhou o projeto no concelho.

O testemunho passou de escola em escola, num total de 13 entidades, com a entrega a ser feita das mais diversas formas de mobilidade sustentável: a pé, de bicicleta, de autocarro, com recurso a um animal de tração e, hoje, de comboio. Cada uma das escolas e IPSS foi recebendo a bandeira e o registo e acrescentando contributos relacionados com a mobilidade sustentável, num documento que foi entregue à Autarquia e à Associação Bandeira Azul (ABAE), dinamizadora do projeto.

rotaescolas pampilhosaAs crianças e as professoras foram recebidas pelo executivo e pela atriz Alda Gomes numa pequena cerimónia em que trocaram impressões sobre o que cada um de nós pode fazer pela melhoria do ambiente e redução da pegada ecológica. Dos pequeninos ouviram-se conselhos como “fechar as torneiras enquanto lavam os dentes ou andar de bicicleta”, enquanto os adultos as sensibilizaram para as responsabilidades ambientais que terão no futuro e as alertaram para a riqueza que significa para o concelho da Mata Nacional do Buçaco. O convite para a visita a Mata Nacional do Buçaco foi reiterado pelo presidente da Fundação Mata do Buçaco e por Alda Gomes, atriz conhecida de telenovelas, que se confessou fã desta floresta.

O testemunho passou pelo Jardim de infância de Antes, segue para a EB1 de An
tes a EB1 de Casal Comba, o Centro Escolar da Mealhada, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a EB1 de Barcouço, o Jardim de Infância do Carqueijo, o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, a Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, Fundação Bissaya Barreto do Luso, o Jardim de infância da Vacariça, o Jardim de infância da Quinta do Valongo, o Jardim de Infância do Canedo e o Jardim de Infância da Pampilhosa.

Mealhada, 9 de junho de 2016