Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças | 5 de janeiro de 2016
Para o planeta ajudar, nossos hábitos vamos mudar e sugestões apresentar!
Comprometemo-nos a andar mais a pé, atravessar as ruas nas passadeiras, não danificar os abrigos das paragens dos autocarros; promover junto das nossas famílias a necessidade de usar menos o carro particular; na escola vamos tentar desenvolver/implementar um sistema partilhado de boleias (entre casa e escola).
Temos algumas sugestões de intervenção ao nível da autarquia que abrangem a circulação pedonal e rodoviária, assim como ao nível da interligação Património/Turismo acessível/Mobilidade. os pontos mais críticos que detectámos são os seguintes (de acordo com as áreas que delimitámos pela observação crítica e atenta).
Pedonal:
1- Passadeiras:
Novas pinturas em Caneças, junto à BP, cruzamento N54 N250 e Rua Vitor Hugo.
Mais passadeiras em: Rua Pintor Alves Cardoso, Rua Vitor Hugo (estrada danificada e com falta de passadeiras, sendo que, os carros iram à direita com velocidade podendo até atropelar os peões);
2- Passeios:
Forma irregular e/ou degradação, por exemplo, nas ruas Manuel Pimentel Vieira, de Timor e Miguel Silvestre Cruz (risco de quedas), Rua Coronel João Brás de OliveiraRua Vergílio Ferreira, Caneças, Azinhaga Canhamato;
Inexistência de passeios em algumas vias, tais como, Rua Coronel João Brás de Oliveira, perto da escola EB 2,3 dos Castanheiros, em Caneças, Rua Aurélio Paz dos Reis, Caneças-Lavadeiras e Rua do Arco;
Descontinuidade de passeios: Rua Vitor Hugo, Caneças, logo ao lado da nossa escola.
Circulação rodoviária: estradas muito irregulares ou com buracos, por exemplo, a Rua Ferreira de Castro, Rua Manuel Pimentel Vieira, Avenida Itália em casal de Coimbra, Largo Vieira Caldas, Rua eng. Pedro Appleton (Caneças), Rua das Antas em Montemor (estrada em terra batida, os bombeiros para buscar doentes sentem muita dificudade);
Meios de transporte: Urgência- eliminar paragens que são só um poste sem abrigo, ex: Rua Progresso, Largo Vieira Caldas (paragem da 220), Rua Aurélio Paz dos Reis, Avenida Brasil, (alguns postes estão partidos, em zonas não iluminadas ou sem apoio de passeios, ex: cruzamento Av. da Inglaterra, entre a A. de Angola e da Guiné), Sugerimos ainda vistoria aos abrigos das paragens (alguns muito danificados), aumentar a capacidade de abrigo junto à Escola Secundária de Caneças, preço dos bilhetes mais baratos, autocarros mais confortáveis, aumentar a frequência da 224, 005, 916, 213 (o horário da 215, para o Cacém de 1 em 1 hora).
3- Ciclovias: Construção de ciclovia na freguesia de Caneças, campanhas de sensibilização e eventos Lúdicos com o objetivo de promover o uso da bicicleta.
4- Património/ Turismo acessível/ Mobilidade: propomo-nos a criar um projeto de dinamização de rotas (turismo acessível) para promover o património de Caneças e melhorar a sinalética (quase inexistente).
Escola Básica dos Castanheiros | 6 de janeiro de 2016
Os alunos que dinamizam o Programa Eco-Escolas na Escola dos Castanheiros, após terem lido e analisado os vários objetivos da atividade ‘Rota dos 20’ , fizeram duas reuniões com os delegados e subdelegados das turmas de 5º, 6º e 7º anos. Nessas reuniões informaram os colegas sobre a eatividade e solicitaram colaboração com sugestões de melhoria de mobilidade, no espaço envolvente das residências e escola. Nessas reuniões também houve, o compromisso de passagem de mensagem a todos os colegas de turma. Foi também falada a importância de se andar mais a pé, atravessar sempre nas passadeiras e tentar evitar o transporte particular quando as distâncias casa/escola não forem muito extensas.
Escola Básica dos Castanheiros, Caneças | 7 de janeiro de 2016
A rua em frente à nossa escola , Rua da Olivença , podia ser um pouco mais larga. (Inês Nunes 6ºC)
Estrada secundária que dá acesso a Montemor, ida do Lidl, Caneças, é perigosa, estreita e com muros em risco de ruir. (Tiago Carrilho 6ºC)
Rua das arroteias, Bairro dos CTT, Caneças, há escadas a ruir, pelo que não se podem usar, correndo o risco de se ter de ir por um caminho mais perigoso. (Filomena Fidalgo 6ºC)
Na Rua particular, junto ao Continente Bom Dia, a lâmpada do candeeiro à noite está sempre a acender e a apagar. As ervas daninhas da rua estão a crescer e a ir na direção da estrada e quando chove muito os esgotos entopem e a rua fica a cheirar mal. (Gonçalo Barbosa 6ºG)
Na Rua da Liberdade, no Casal Novo, não existe nenhuma passadeira. Considero que seria útil ter uma. (Érica Santos 6ºG)
Escola Básica Francisco Vieira Caldas | 8 de janeiro de 2016
”Onde todos são respeitados há segurança!”
Os alunos ao trabalharem o projeto Eco-Escolas tomaram consciência e reconheceram que existem muitos perigos no ambiente rodoviário e que devem defender-se deles.
Para isso devem conhecer as regras básicas de segurança enquanto peão, passageiro e condutor.
Através de comportamentos e atitudes coerentes é m ais fácil para todos o exercício de cidadania de forma mais sustentável.
Escola Básica Francisco Vieira Caldas | 11 de janeiro de 2016
Ao compreendermos os problemas devemos encontrar estratégias para os resolver. Desta forma, damos algumas sugestões para facilitar a mobilidade de todos os cidadãos:Reforço da iluminação junto à escola;
- Mudança da paragem de transportes públicos, em frente à escola porque representa um perigo para a visibilidade/mobilidade, além do barulho que interfere co a concentração dos alunos;
- Colocação de uma passadeira próxima da igreja e de lombas redutoras de velocidade junto às passadeiras existentes próximo da escola.
- Substituição do pavimento circundante à escola.
Escola Básica Artur Alves Cardoso | 13 de janeiro de 2016
Nesta terra de Caneças, em tempos reconhecida como ”Aldeia da Roupa Branca” pela sua beleza natural e águas límpidas, esta hoje muito diferente!
Cabe-nos a nós, juntos, fazer a diferença.
Escola Básica Artur Alves Cardoso | 13 de janeiro de 2016
Para atravessar,
uma passadeira tens de procurar.
Se não a encontrares,
à Câmara deves comunicar.
Nos passeios deves circular
tendo os veículos pela frente.
Se não os encontrares
comunica ao presidente.
Escola Profissional Agrícola Dom Dinis – Paiã | 15 de janeiro de 2016
A nossa escola sendo centenária e aiga do ambiente pretende melhorar as condições de sustentabilidade da comunidade educativa e dos moradores do concelho. Assim sugerimos:
- A construção de uma ciclovia desde o portão da Escola até à rotunda da Paiã.
- A instalação de vários painéis solares na Encosta da Escola como alternativa aos custos da enrgia elétrica. Resultando daí benefícios para a escola e moradores da área envolvente.
Escola Básica Carlos Paredes | 21 de janeiro de 2016
Criação de um estacionamento junto ao estabelecimento para evitar as filas/congestionamento de manhã e almoço.
Melhoria da acessibilidade para ps portadores de deficiência motora.
Criar um parque de bicicletas junto à portaria da escola (dentro da escola).
Criar ciclovia de acesso à escola (desde Santo António das cavaleiras até a Odivelas e ao Olival basta).
Escola Básica D. Dinis | 25 de janeiro de 2016
Utilizar transportes públicos em vez de carros pois polui menos e permite levar mais pessoas ao mesmo tempo.
Não poluirmos as praias para o mio ambiente.
Andar mais a pé para poupar o ambiente e conhecer sítios novos.
Escola Básica D. Dinis | 25 de janeiro de 2016
No nosso dia a dia devemos deslocarmos a pé para não poluirmos o ambiente e faz-nos bem à saúde.
Andar de bicicleta ou skate para não poluir e exercitar os músculos.
Escola Básica Porto Pinheiro – 4ºA | 27 de janeiro de 2016
Criação de um autocarro ”TECO- Transporte Escolar da Cidade de Odivelas”, para transportar os estudantes para as escolas.
Quando saímos da nossa escola e viramos à direita verificamos que o passeio do lado direito não esta concluído, o que obriga as pessoas a circular pela estrada.
Melhoramento do acesso à entrada principal da escola de modo a que a entrega das crianças fosse mais segura e facilitada.
Escola Básica Porto Pinheiro – 4ºB | 27 de janeiro de 2016
A nossa escola amiga do ambiente e eco-escolas desde 2010, pretende sugerir alguns melhoramentos para que se mantenha a sustentabilidade da Comunidade Educativa e do concelho:
Criação de condições (proteção) para quando, em dias de chuva intensa, seja mais cómoda a entrega dos alunos.
Criação de mais estacionamento e com isso alargar o acesso à escola, uma vez que um autocarro não circula (nem dá a volta) junto à portaria.
Tornar possível o deslocamento das crianças apenas de transportes públicos até à portaria da escola. (transporte escolar)
Em termos de compromisso da nossa parte, garantimos preservar todas as condições que forem criadas da melhor maneira que sabemos e que podemos.
Escola Básica Porto Pinheiro – 4ºC | 27 de janeiro de 2016
Para a melhoria da mobilidade sustentável seria necessário a criação de uma linha de transporte urbano circundante à estrada principal do edifício. Era, igualmente, importante, que o parque de estacionamento frontal ao portão fosse melhorado e que permitisse que os pais estacionassem, confortavelmente, para deixarem os seus filhos em segurança.
Comprometemo-nos a tentar agilizar estes procedimentos com as entidades.