A “Rota dos 20” é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE, que assinala os 20 anos do Programa Eco-Escolas em Portugal.
É uma rota direcionada para o aspeto da mobilidade sustentável ao nível do concelho, tendo como objetivo incentivar crianças, jovens e adultos a desenvolver a sua carência ecológica e procurar soluções para o tema, tema este que tanto influencia a qualidade de vida da população.
O município de Almada foi um dos vários municípios que se uniu e aderiu ao projeto. Almada recebeu a 15 de janeiro os pergaminhos e os testemunhos da atividade. Escola a escola, passo a passo, os pergaminhos percorreram e colocaram em movimento alunos e professores de 11 Eco-Escolas do concelho. No dia 22 de fevereiro, os testemunhos foram passados para o município de Sesimbra.
No dia 14 de março, na Casa da Cerca de Almada, ocorreu a cerimónia de entrega dos compromissos e sugestões de melhoria ao Presidente da câmara, Joaquim Estêvão Miguel Judas. Estiveram presentes as escolas EB Feliciano Oleiro, EB nº1 do Laranjeiro, EB nº2 do Laranjeiro, EB nº1 do Alfeite, Complexo Social “A Casinha” e Centro Social da Trafaria da SCMA, Infantário “Meninos Rabinos” e a EB Louro Artur. Cerca de 350 crianças, entre os 4 e 10 anos, empolgadas e interessadas, onde grande parte “vestia” a camisola verde, interagindo e apoiando assim a iniciativa e causando também uma atmosfera onde se “respira verde”. Todas as crianças presentes se demonstraram empenhadas e reagiram apelativamente à chegada do Presidente, este que discursou interagindo com os presentes e apelando aos seus conhecimentos relativamente a este tema.
Um aluno de cada escola foi convidado a ler ao presidente as suas ideias e compromissos onde maior parte sublinhou a necessidade de melhoria de acessos e de condições para transportes públicos e bicicletas. Acabadas as leituras, foram entregues os respetivos testemunhos ao presidente, que os recebeu com todo o apoio e se comprometeu a ajudar.
Os alunos da EB Feliciano Oleiro deram ainda um toque musical à cerimónia com uma cantada alentejana, com a ajuda e participação das canteiras da “Associação das Canteiras de Essência Alentejana”. A cerimónia encerrou com uma fotografia coletiva com todos os alunos, professores, o Senhor Presidente e alguns representantes do programa Eco-Escolas.