Operacionalização | papel das escolas
Como preparar e concretizar a ROTA DAS ECO-ESCOLAS
– Informar o município acerca do interesse e disponibilidade para participar nesta atividade;
– Trabalhar com os alunos o tema da mobilidade no bairro/ região onde se localiza a escola realizando se possível uma auditoria prévia sobre as condições de mobilidade com especial destaque para o “espaço dos peões”;
– Debater e propor soluções facilitadoras do incremento de uma mobilidade segura, inclusiva e sustentável;
– Conhecer o percurso até à próxima Eco-Escola.
E quando chegarem os testemunhos?
– Receber os representantes da Eco-Escola que chegam à sua escola, organizando as atividades que considerarem adequadas;
– Preencher o pergaminho com sugestões e compromissos para uma mobilidade mais sustentável;
– Preencher o “Livro da Rota dos 20″com uma mensagem sobre “O que é ser Eco-Escolas”. Este livro pretende ser um contributo para a comemoração dos 20 anos das Eco-Escolas em Portugal.
Devem assinar o livro pelo menos a Direção da escola, o(s) coordenador(es) do Programa Eco-Escolas e os elementos que compõem o Conselho Eco-Escolas, com destaque para os alunos. Podem também assinar o livro outras pessoas que a escola entender desde que o procedimento seja feito dentro do tempo estipulado para a Rota e no espaço dedicado a cada escola;
– Assinar a bandeira da Rota dos 20 comprometendo-se desta forma a promover não só a mobilidade sustentável como o “espírito Eco-Escolas”;
– Organizar o grupo e os meios (em articulação com o município) para deslocar os representantes da escola que transportarão o testemunho até à próxima Eco-Escola;
Notas: Todas as Eco-Escolas deverão ter a bandeira hasteada durante a atividade.
Se possível, os emissários do testemunho deverão vestir uma peça de roupa verde.
Deverá ser realizado registo fotográfico e/ou vídeo de toda a atividade.
E depois da Rota?
Assinalar online que o testemunho já passou pela escola.
Enviar para a ABAE fotografias, vídeos e as sugestões de melhoria da mobilidade entregues ao município.